10 Anos de Comunicação Compartilhada no Fórum Social Mundial

midiativista, representante do Imersão Latina no FSM

Durante o Forum Social de Porto Alegre o Instituto Imersão Latina estará participando de várias atividades, coberturas e no Seminário de Comunicação Compartilhada. Postaremos informações diariantes neste blog e na nossa rede imersaoaltina.ning.com. Todos podem participar discutindo e postando informações, para isso basta se cadastrar.
A Ciranda Internacional da Informação Independente realiza em Porto Alegre, no próximo domingo (dia 24), conexões online com organizações da Palestina, incluindo Stop the Wall e Alternative Information Center. As iniciativas integram o Seminário sobre Comunicação Compartilhada, que terá lugar no Centro Cultural Usina do Gasômetro.

O Fórum Social Mundial está completando 10 Anos e com ele a Comunicação Compartilhada esteve presente desde a primeira edição em janeiro de 2001, em Porto Alegre. Na época, jornalistas e mídias alternativas no FSM fizeram um acordo colaborativo para cobrir o evento sem se pautar pela grande imprensa. E ao longo dos anos o esforço se repetiu com diferentes meios e novas participações, mesclando a iniciativa de cobertura do FSM com espaços de diálogo pelo direito e a democratização da comunicação.

Como avaliar um conceito que, no início, contava mais com vontades do que ferramentas e hoje se perde de vista em meio a profusão de possibilidades colaborativas abertas pela tecnologia? Em que essa iniciativa se associa ao movimento em defesa de uma nova comunicação?

Em dez anos a comunicação compartilhada reside no mesmo recorte da ação midiática coletivamente deliberada, com um objetivo comum pactuado - outro mundo é possível - e alternativas de gestão que movem cada participante a agregar ao esforço colaborativo o seu modo próprio de participar.

Esse exercício, que fez do FSM seu laboratório de convivência, ampliação de vínculos e bases colaborativas, e afinal resultou em compromisso com a construção da própria política de comunicação do Fórum Social Mundial, requer avaliação.

Avançamos? Contribuimos nestes 10 anos para o processo FSM? O FSM contribui para uma nova consciência sobre o direito à comunicação? Qual é o papel da comunicação compartilhada em forjar este debate? O que faremos neste ano em que um roteiro de Fóruns pelo mundo,
começando em Porto Alegre e Salvador conduzem o processo novamente à Africa, com o FSM 2011, em Dacar, no Senegal?

Estas questões estão abertas para nossa Roda de Conversa sobre 10 Anos de Comunicação Compartilhada.

Nosso primeiro encontro será dia 24 de Janeiro, na Usina do Gasômetro. Na parte da manhã serão feitas conexões sobre comunicação com participantes de outros lugares, dentro da proposta FSM Expandido. À tarde, estão programadas conversas sobre o saldo e perspectivas a
partir de experiências como Ciranda, Fórum de Radios Comunitárias e TVs e de novos coletivos de comunicação compartilhada. Incluirá conexão com a Palestina, sobre os muros que impedem a comunicação entre os povos.

A partir de 26, as atividades incluirão representantes da comunicação compartilhada de outros paises, como Senegal e Honduras. Além de atividades nas cidades de Canoas e Nova Hamburgo, com encontros de Radio - junto com o Diálogo Interplanetário de Cultura Livre, e
projeção de filmes do Felco, no Acampamento Intercontinental da Juventude

Os encontros de comunicação compartilhada terão atividades organizativas e de cobertura, a exemplo do Fórum de Radios, que será feito na Assembléia Legislativa, reunindo Rede Abraço, Agencia Pulsar-Amarc e mais uma edição da Ciranda.

Participam:

Ciranda, Abraço, Agencia-Pulsar, Amarc, Radio Koch, Radio Favela, Ongnet, Viração, Soylocoporti, Alquimídia, Articulação Mulher e Mídia, Intervozes, Consciência, Instituto Paulo Freire, Revista Carta, Flamme D'Afrique, Instituto Imersão Latina.

Nossa agenda coletiva em Porto Alegre será divulgada diariamente pela
ciranda.net. Participe!

Local: Primeira Roda: 24 de janeiro, domingo,

Manhã - Conexões
Tarde - Diálogos

Centro Cultural Usina do Gasômetro
Av. Presidente João Goulart, 551
Centro - CEP 90010-120
Porto Alegre / RS

Comentários

Postagens mais visitadas