Escombros e mortes no Chile


Terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingiu o centro-sul do país nesta madrugada

Na foto, moradores de Concepción, uma das cidades mais atingiddas, diante dos escombros de um edifício de 14 andares que se partiu em dois após cair e que ainda pode abrigar corpos de vítimas

Há menos de dois meses do que foi considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a pior tragédia da história, o terremoto no Haiti, a América Latina voltou a ser palco de uma catástrofe.


Na madrugada deste sábado, o Chile foi atingido por um terremoto de 8,8 graus da escala Richter que provocou a morte de centenas de pessoas e deixou mais de 2 milhões de desabrigados.
O número oficial de mortos divulgado pela própria presidente do país, Michelle Bachelet, era de 708, mas outras centenas ainda podem estar sob os escombros de prédios e casas.O epicentro do terremoto aconteceu no oceano, a 325 da capital, Santiago, a uma profundidade de 35 quilômetros.O tremor provocou um tsunami que atingiu fortemente algumas regiões ao sul do Chile, mas também atravessou o pacífico e chegou a algumas localidades do Japão, onde não houve vítimas.

Em entrevista, Michelle disse que os trabalhos de busca prosseguem e que o número de mortos deve aumentar.– Há um número crescente de pessoas desaparecidas – disse ela, após presidir uma reunião do Escritório Nacional de Emergências. A maior parte das vítimas está nas regiões de Maule (541), que também sofreu efeitos do tsunami provocado pelo abalo, seguida de Bio-Bio (64), e as outras 103 distribuídas em mais seis regiões.


Há 2 milhões de pessoas atingidas. Linhas de transmissão de energia e outras infraestruturas urbanas foram danificadas, e falta água e comida em algumas regiões. A presidente determinou estado de catástrofe nas regiões de Bio-Bio e Maule, o que lhe permite colocar as Forças Armadas nas ruas para garantir a segurança. A maioria dos voos, que haviam sido cancelados, voltaram à normalidade ontem à tarde. Uma equipe de bombeiros especializada passou a ajudar ontem nos trabalhos de busca das dezenas de pessoas que acredita-se que estejam presas num prédio de 14 andares que desabou na cidade chilena de Concepción e que é um símbolo da força do tremor de terra.

Pelo menos 55 bombeiros viajaram ontem de Santiago com destino a Concepción. Eles trabalharam durante várias semanas no Haiti após o devastador terremoto de 12 de janeiro.O prédio derrubado fica no centro da cidade, capital da região de Bio-Bio e uma das mais atingidas pelo tremor.A estrutura do prédio apresenta agora uma altura equivalente a três andares em vez dos 14 originais. Segundo a prefeita da cidade, Jacqueline Van Rysselberghe, pode haver entre os escombros até 100 cem pessoas.


Informações publicadas no site:
http://www.clicrbs.com.br/pioneiro

Comentários

Postagens mais visitadas