TV Brasil presta homenagem ao escritor uruguaio Eduardo Galeano autor de Veias Abertas da América Latina

Emissora reapresenta entrevista exclusiva de Alberto Dines com o autor no Observatório da Imprensa

Eduardo Galeano recebeu Alberto Dines em sua casaEduardo Galeano recebeu Alberto Dines em sua casaEm tributo à memória do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano, que faleceu nesta segunda-feira, 13 de abril de 2015, o programaObservatório da Imprensa exibe uma edição especial com o célebre autor na madrugada desta terça (14) para quarta-feira (15), à 0h30, na TV Brasil.
Na entrevista exclusiva concedida ao apresentador Alberto Dines, em sua residência, em Montevidéu, o premiado escritor discorre sobre vários assuntos sob a perspectiva do futebol. Gravado em 30 de junho de 2010, durante a Copa do Mundo da África do Sul, o programa foi ao ar na semana seguinte, no dia 06 de julho na telinha da emissora pública. “O futebol é uma alegria que dói”, sentencia o mestre logo no início do descontraído bate-papo.
Durante a conversa, o saudoso jornalista uruguaio discute os fenômenos relacionados ao futebol. Estudioso e apaixonado pelo esporte, Galeano é autor do livro “O futebol ao sol e à sombra”, publicado em 1995, obra que revisa a trajetória histórica do jogo. Na publicação, o autor compara o esporte mais popular do mundo com uma performance teatral e até com a guerra.
Escritor uruguaio aborda diversos temas ainda bastante pertinentes no papo com Alberto DinesEscritor uruguaio aborda diversos temas ainda bastante pertinentes no papo com Alberto Dines
Com bom humor, Eduardo Galeando discute temas relevantes para a sociedade sob a ótica do futebolCom bom humor, Eduardo Galeando discute temas relevantes para a sociedade sob a ótica do futebolAinda atual, a entrevista de Galeano traz reflexões importantes. O experiente escritor analisa as questões econômicas do esporte e critica o que chama de uma “aliança profana” com corporações globais. Polêmicas relacionadas ao jogo de poder que rola fora das quatro linhas também não são deixadas de lado. O talento, segundo ele, é o que mais importa para o torcedor que realmente ama o futebol.
Em época de Copa, Eduardo Galeano pendurava um cartaz na porta de sua casa onde se via inscrita a seguinte frase: “Fechado para o futebol”. O cartaz só era retirado após a final do Mundial. Entre um jogo e outro da competição africana em 2010, ele recebeu a equipe do Observatório da Imprensa para falar dessa forma de arte com a bola nos pés, numa tabelinha com Alberto Dines.
Serviço:
Observatório da Imprensa – terça (14) para quarta-feira (15), à 0h30, na TV Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas