Aspectos Urbanos expõe na histórica Mariana poesias de vários autores interpretadas pela artista Iara Abreu



Por Brenda Marques Pena

Há dez anos Iara Abreu começou a reunir poemas de vários autores para ilustrar. Esse foi o início da trajetória de Aspectos Urbanos, uma trabalho itinerante e em processo, que está comemorando 10 anos, no mesmo ano em que o Instituto Imersão Latina - Imel também completa uma década. E assim temos seguido juntas, agora com a Iara fazendo parte também do Conselho do Imel, além de ser a responsável pela arte das belas capas do Nós da Poesia, série organizada por mim, pelo Instituto Imersão Latina.

E são tantos autores e tantas histórias que se encontram pelo caminho desta artista Iara, casada com as artes e seu ofício, que gera exposições e belos trabalhos e nos brinda com sua presença e conexões!

Nas palavras de Iara Abreu:

A exposição de Artes visuais e Poesia na cidade histórica de Mariana-MG, comemora 10 ano de atividades culturais divulgando essas duas linguagens.A exposição se compõe de pinturas, desenhos, aquarelas objetos e poesia ilustrada. Os poemas foram gentilmente cedidos pelos poetas que enriquecem a cada dia o projeto. Os poetas são em sua maioria de Belo Horizonte, mas há poetas de outras cidades, estados e países.

Participam dessa mostra. Affonso Romano de Sant’Anna, Alice Ruiz, Andréia Donadon, Angela Togeiro, Bilá Bernardes, Brenda Marques Pena, Bruno Grossi, Cicero Cristófaro, Cláudio Bento, Clevane Pessoa, Clóvis Campelo, Dagmar Braga, Dimythryus,Diovani Mendonça, Eduardo Rennó, Efrain Bartolomé, Enrique Godoy Durán, Fátima Sampaio, Fernando Aguiar, France Gripp, Gabriel Bicalho, Graça Campos, Jaak Bosmans, João Evangelista Rodrigues, J.B.Donadon-Leal, Jorge Emil, Jorge de Oliveira Santos, José Alcebíades Frota, José Estanislau, Jose Hilton Rosa, José Saramago, J.S.Ferreira, Karina Araújo Campos, Leonardo de Magalhaens , Luciana Campos, Luciana Tannus, Luiz Lyrio(+), Luiz Otávio Oliani, Marco Aurélio Lisboa, Marcos Assis, Marcos Fabrício, Maria Inês Veloso de Abreu, Marta Helena dos Reis, Max Silva Moreira, Meire Mendonça, Nela Rio, Nunes, Neuza Ladeira, Newton Emediato Filho, Nina Reis, Norália de Mello Castro, Octávio Roggiero Neto, Paz Cerrillo, Paulinho Andrade(+), Pilar Rodriguez Aranda, Plínio Sgarbi, Rogério Salgado, Ronaldo Werneck, Tânia Diniz, Tchello d´Barros, Thereza Christina Rocque da Motta, Terezinka Pereira, Todd Irwin Marshall, Valdeck, Vanessa Campos, Vilson Barbosa, Waldemar Euzébio Pereira, Yara Darin
TODOS OS POEMAS E CURRICULO DOS 89 POETAS DO PROJETO ESTÃO POSTADOS NO iaraabreu.blogspot.com - ASPECTOS URBANOS - artes visuais e poesia, ítens de 01 a 19

E nas linhas de Valdeck Almeida 

ASPECTOS URBANOS - Artes visuais e poesia é um perfeito "dueto" cultural que traduz em imagem e literatura poética, o sentimento, a imaginação, a política, a cultura dos povos, na visão pessoal e peculiar de cada autor. Podemos "desenhar com as palavras e escrever com as linhas". Entender, perceber, interpretar, depende da sensibilidade, interesse e conhecimento de cada um. O texto por si só fala e a imagem também por si só fala, porém, essas duas linguagens juntas, têm uma força difusora surpreendente. Estamos em um mundo por excelência visual, mas que felizmente, também fala em poesia.

"Aspectos Urbanos" é uma narrativa visual urbana, inspirada na própria vivência, na cidade com sua geometria, seus passantes, sua diversidade cultural. Seu colorido e seu aspecto físico às vezes sufocante. O sonho e a realidade de cada indivíduo, com seus questionamentos e acontecimentos decorrentes. Suas dificuldades, mas também as possibilidades que oferece a cidade, registrada em artes visuais e linguagem poética ilustrada. As ilustrações dialogam com os poemas que dialogam com as pinturas e tema.

A primeira exposição foi em 2005 no Centro Cultural de Contagem-MG, "Pinturas Urbanas", uma narrativa visual urbana, com um metro de altura por onze metros de extensão, além de outras telas já existentes sobre o tema. A exposição foi enriquecida com fragmentos do livro "Cidades Invisíveis" de Ítalo Calvino e contou também com retratos esculturais em terracota e pintura objeto.

Em 2008, o Projeto "Aspectos Urbanos" foi selecionado por edital da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, para a Galeria Paulo Campos Guimarães, em Belo Horizonte-MG e, a partir daí, recebeu convites para outros centos culturais, galerias e bibliotecas da capital mineira.

Iara acredita em ações e na força de projetos coletivos, interdisciplinaridade de linguagem, artes híbridas, intercâmbios culturais, etc. Como frequenta grupos de poetas e saraus em Belo Horizonte, MG, convidou alguns amigos poetas a participarem da exposição cedendo um, texto ou poemas que dialogassem com o tema "Aspectos Urbanos" e as imagens. Os poetas não só aceitaram o convite, como gostaram da ideia e indicaram outros poetas e a primeira exposição acabou contando com a participação de trinta e cinco poetas e sessenta e quatro poemas ilustrados.

A convite o projeto foi se instalando em vários lugares e com vários formatos sempre em diálogo com os espaços. Atualmente o projeto se compõe de um painel "urbe" (11 metros extensão), desenhos, aquarelas, fotografias, objetos como geométricos poéticos, rosário poético, totens, mini caixa arquivo de poemas ilustrados e um livro objeto, (formatado em rolo lembrando os pergaminhos, com 40 metros em poemas ilustrados); uma pequena escultura em terracota e os poemas ilustrados. O projeto conta atualmente com a participação de oitenta poetas, que gentilmente cederam seus poemas que dialogam com o tema e imagens das pinturas, o que resultou em 200 poemas ilustrados. A maioria desses poetas é de Minas Gerais, mas há alguns poetas de outros estados e países. O projeto percorreu vários espaços culturais como centros culturais e galerias divulgando essas duas linguagens. Foram distribuídas aproximadamente, nesses dez anos de existência efetiva, 50 mil cópias impressas dos poemas ilustrados, ao público presente nas mostras e no decorrer das exposições. O projeto foi ainda tema de conteúdo de curso no curso de Educação Continuada - Gestão de Projetos Culturais da PUC em 2012.


http://www.digestivoblogs.com.br/post.asp?codigo=4910&titulo=Iara_Abreu_expoe_artes_visuais_com_poesia (valdeck)


Comentários

Postagens mais visitadas