#Emergências 2015: A cultura se faz no Brasil com diversidade e com todos os povos sem fronteiras

Fotos e Texto
Por Brenda Marques
#EMERGÊNCIAS2015 / POR BRENDA MARQUES

A diversidade cultural é um dos temas presentes no Emergências 2015, um encontro de política e cultura que está sendo realizado no Rio de Janeiro. 

Dos milhares de participantes do evento, Minas Gerais entrou na pauta do encontro, com o tema transversal da tragédia de Mariana, afinal além de ser um dos maiores desastres do País, principalmente a cultura dos indígenas que viviam às margens do Rio Doce ficou ameaçada, afinal, o Rio Doce para eles, é até chamado de avó. O escritor Ailton Krenak foi quem mediou esse grande encontro de povos tradicionais que cantaram e dançaram pedindo a Tupã forças e para os que estavam presentes para nunca se esquecerem do valor dos povos originários. 

Uma apresentação cultural unindo indígenas de diferentes países da América Latina chamou a atenção para a importância de ouvir os povos tradicionais, demarcar suas terras e respeitar a cultura deles, afinal, como o próprio ministro do Ministério da Cultura do Brasil, Juca Ferreira destacou durante o encontro, "não é possível falar de cultura no Brasil, sem os povos indígenas".


No cinema montado na Fundição Progresso, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Educação, destacou como a tragédia de Mariana fala de uma cultura mineira em que tudo é controlado pela mineração "a empresa Samarco controla a área e até mesmo a informação sobre os desaparecidos". 

O Emergências 2015 vai até o próximo domingo, no Rio de Janeiro. A programação completa pode ser conferida no site emergências.cultura.gov.br
  
Confira no site:  http://emergencias.cultura.gov.br/pb/ vídeos da cobertura e também facebook.com/faccionlatina, http://facebook.com/imersaolatina e amanhã tem especial sobre América Latina também na Ciranda.net. 

Comunicação compartilhada de todos para todos!


Comentários

Postagens mais visitadas