Hoje dia 9 de agosto é o Dia internacional dos povos indígenas!


Com muita garra e coragem semeamos nosso chão, regamos com lágrimas e sangue e resistimos á aqueles que nos querem roubar a alma, a terra a vida. È uma data celebrada mundialmente e foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1995 para expressar o reconhecimento internacional em relação a esses povos, que ainda carecem da manutenção de alguns de seus direitos mais básicos.

Segundo dados da própria ONU, a população indígena no mundo está estimada em cerca de 370 milhões de pessoas, o que representa algo em torno de 5% da população mundial. No entanto, segundo a entidade, esses povos compõem cerca de um terço da população mais pobre do mundo e são expostos a uma série de problemas, que abrangem doenças, discriminação, perseguição, baixa expectativa de vida, ameaças territoriais e poucas garantias de verem cumpridos os seus direitos humanos.

Nesses anos sombrios em que o ter é mais importante que o ser e no Brasil nossos direitos mais essenciais estão sendo violados é a hora de nos levantarmos e juntos em um só brado dizer basta!
TEMOS O DIREITO DE VIVER E MANTER NOSSA CULTURA VIVA CUSTE O QUE CUSTAR!
VIVA OS POVOS ORIGINÁRIOS DE TODAS AS NAÇÕES!

Avelin Buniacá Kambiwá
Comitê Mineiro de Apoio aos Povos Indígenas


Comentários

Postagens mais visitadas