Audiovisual em Debate relembra a luta feminina contra a ditadura


A Fundação Municipal de Cultura promove nesta terça-feira, dia 7 de março, às 19h30, no MIS Cine Santa Tereza, a primeira edição de 2017 do Projeto Audiovisual em Debate. No mês em que se completam 53 anos do golpe civil militar no país, será exibido o documentário “Subversivas, retratos femininos de luta contra a ditadura”, das diretoras Fernanda Vidigal e Janaína Patrocínio. A sessão, seguida de debate com as diretoras, tem entrada gratuita.

O filme investiga o período da ditadura militar no Brasil sob a ótica de mulheres que protagonizaram o enfrentamento organizado ao regime militar que perdurou por duas décadas no país.  As entrevistadas Teresa Ângelo, Gilse Cosenza, Thereza Vidigal, Angela Pezzuti e Delsy Gonçalves relatam, cada uma a seu modo, fatos emblemáticos da resistência e as diversas consequências vividas pela participação ativa na luta pela redemocratização do país.

Segundo a diretora Fernanda Vidigal, “as memórias trazidas pelo filme revelam diversos aspectos da implantação e manutenção do golpe civil militar e o papel fundamental desempenhado pelas mulheres, embora poucas tenham sido contempladas pelas narrativas históricas sobre o período, no processo de mobilização popular, na luta armada, na articulação política, em todas as ações em defesa da democracia”.  
 
Os interessados poderão ter acesso a um certificado de participação na palestra.

Audiovisual em Debate
Dia 7 de março | terça-feira | às 19h30
MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)
ENTRADA GRATUITA
Informações para o público: (31) 3277-4699

Comentários

Postagens mais visitadas