Neste sábado tem rei-boi-liço rosado junino em Contagem


A Irmandade e Sociedade dos Amigos do Boi Rosado realiza em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), dia 24 de junho, às 15 horas, o "Rei-boi-liço Rosado Junino", em comemoração aos aniversários de Guimarães Rosado Boi Rosado e do Boi Rosado Ambiental.

A festividade terá início com o plantio de árvores dentro e fora do Clube Recreativo Arvoredo, onde fica o Viveiro Vivo do projeto Boi Rosado Ambiental. Depois, seguirá pelas ruas do Bairro Fonte Grande até a Casa dos Cacos, no Bairro Bernardo Monteiro, em Contagem.

Segundo explica o professor, artista plástico, poeta e ambientalista, Severino Iabá, idealizador do Boi Rosado e do Boi Rosado Ambiental, haverá um abraço simbólico à Casa dos Cacos, em defesa deste patrimônio cultural do município de Contagem, que foi abandonado há 12 anos pelo poder público municipal e que hoje sofre com invasões e vandalismo.

Casa dos Cacos

A Casa de Cacos, em Contagem, na RMBH, expressa momentos da arte popular de Minas Gerais que, nos anos 1970, ganhou admiradores e notícias no Brasil e no mundo. 

Hoje, a construção vive situação difícil. Fechada desde 2005, segundo a prefeitura municipal, para garantir a integridade da edificação, já que visitantes poderiam colocar em risco a estrutura do imóvel, desde então não recebeu a prometida atenção. E o que hoje se vê são os caprichosos mosaicos do imóvel sujos, com peças quebradas e a construção com ares de ruínas.

“Fazemos um convite a todos para que se juntem ao Boi Rosado. Vamos ocupar mais um território da alegria, da cultura e da cidadania. Traga sua empolgação e um instrumento de percussão para fazermos um grande Rei-boi-liço Rosado Junino", explica

Programação: 

14h00 - Concentração, às 14 horas, na entrada do Clube Recreativo Arvoredo.
15h00 - Plantio de árvores dentro e fora do Clube Recreativo Arvoredo.
16h00 - Cortejo e apoio do Boi Rosado pelas ruas dos bairros Fonte Grande e Bernardo Monteiro com doação de flores.
16h40 - Chegada à Casa dos Cacos, abraço simbólico, canto de parabéns aos aniversariantes, corte do bolo, ciranda, caldo, suco, doação de brinquedos populares, flores e mudas de árvores nativas e frutíferas.
18h00 - Encerramento.

Essa atividade promovida pela Irmandade e Sociedade dos Amigos do Boi Rosado conta com os apoios do Clube Recreativo Arvoredo, Casa PimentelEmersão LatinaMAYA - Movimento pelas Águas e AtmosferaMaria Reciclona e Missão Amor Betim.

Informações para quem vai de ônibus: 

Para quem pretende pegar o ônibus no centro de Belo Horizonte, eles saem da Av. Olegário Maciel entre Rua Carijós e Rua Tamoios.
• Seguindo pela Av. Amazonas, pegar ônibus número 2550, descer em frente ao Fórum de Contagem.
• Seguindo pela Via Expressa, pegar o ônibus número 2560 ou 2570, descer próximo ao Fórum de Contagem.

Informações para quem vai de metrô: 

Para quem pretende ir de metrô, descer na Estação Eldorado.

• Caminhar até à Rua Jequitibás e pegar o ônibus número 2730parar em frente ao Clube Recreativo (  ônibus demora muito ). 
• Outra opção mais rápida é pegar 2590 no mesmo local, descer na parada antes padaria Santa Isabel, entrar na Rua Anjo da Guarda até a Rua Domingos sítio 500  metros de caminhada). 
• Ou pegar qualquer ônibus que pare em frente ao Fórum de Contagem. Depois é só seguir o desenho de uma árvore nos postes de iluminação pela Rua Coronel Augusto Camargo, à esquerda na Avenida Prefeito Gil Diniz, à esquerda na Rua Lincoln Costa Ferreira, e à direita na Rua DomingoSítio,  onde fica o Clube Recreativo Arvoredo 1,5 km de caminhada)

BOI ROSADO

Bumba-meu-boi, criado em 2008, pelo artista plástico, Severino Iabá, em homenagem ao escritor mineiro Guimarães Rosa. As primeiras aparições aconteceram, em Belo Horizonte, Cordisburgo e em Contagem. Recentemente aconteceu na Praça Princesa Isabel, do Bairro Alvorada, durante a 43ª Festa da Abolição dos Arturos.

REI-BOI-LIÇO ROSADO

Rei-boi-liço Rosado é uma ação cultural do folguedo Boi Rosado de ocupação dos territórios do brincar, cultura e cidadania. Surgiu, em 2014, com a exposição comemorativa dos 10 anos do projeto de Arte Pública Manifesto das Flores, no Centro de Cultura da UFMG e o lançamento do seu primeiro CD musical "Rei-boi-liçoRosado" no Parque Municipal de Belo Horizonte.

BOI ROSADO AMBIENTAL

O Boi Rosado Ambiental é um projeto coletivo e colaborativo de ecocidadania do folguedo ‘Boi Rosado’ (associação não jurídica) que trabalha na perspectiva da solidariedade e da sustentabilidade ambiental e planetária.Foi criado em 2012, pelo professor, artista plástico, poeta e ambientalista, Severino Iabá, e vem sendo desenvolvido por um coletivo formado por membros daIrmandade do Boi Rosado, amigos e simpatizantes do Projeto. 

(https://www.facebook.com/boirosadoambiental/)

Comentários

Postagens mais visitadas